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bispo de Maura
A Revista Luta foi um instrumento de comunicação impressa fundada e mantida por Dom Carlos Duarte Costa,, para levar aus mensagem à ICAB e ao povo brasileiro. Ela é um celeiro para a pesquisa da História da religião no Brasil. quem tiver interesse em conhecer o profícuo debate entre Dom Carlos e a Igreja Católia nq década de 1950, deve pesquisar nesta revista.
Quem tem esta revista? Este é o problema, mas há quem tenha e quem esteja disponibilizando. Conseguimos alguns númetos digitalizados, mas estamos sem condições técnicas de publicar. tão logo isso seja possível estaremos fazendo.
Se você é estudioso da História daRreligião ou da Sociologia da Religão, procure a revista Luta e conheça muito da História da ICAB e do pensamento de Dom Carlos Duarte Costa, bispo de Maura, seu fundador.
CONTRA O CELIBATO OBRIGATÓRIO - publicado originalmente no Jornal Rumos*
Sabe-se que a obrigatoriedade
do celibato não remonta
à fundação da Igreja por Jesus.
O próprio Pedro tido como
primeiro bispo da Igreja Romana,
era casado, pois o Evangelho narra
a cura de sua sogra por Jesus
(Lc 4.38). Ora se Pedro tinha uma
sogra, era por ser casado. Jesus
não impôs o celibato para os apóstolos,
se o fizesse estava contrariando
uma tradição no judaísmo
onde os sacerdotes eram casados.
João Batista era filho de um sacerdote,
Zacarias, que era casado com
Isabel (Lc.1.5). Por outro lado, São
Paulo na Carta a Tito, recomenda
que o bispo deve ser casado com
uma só mulher, não ser chegado
ao vinho e ter bons filhos (Tt.1:6).
Portanto não há justificativa bíblica
nem para a manutenção da obrigatoriedade
do celibato.
Na História da Igreja no Brasil
registram-se, pelo menos, dois importantes
momentos de luta contra
o celibato: Um liderado pelo
Padre Diogo Antonio Feijó em
1828, quando proferiu, na Câmara
dos Deputados, importante discurso
condenando o celibato obrigatório
e provando que o mesmo nãoera bíblico e sim anti-natural. Feijó,
como se sabe tinha mulher e filhos,
a Igreja Católica tolerava esta situação,
por força do Beneplácito e
Padroado, sistema incluso na
Constituição de 1824 que permitia
a indicação de cargos eclesiásticos
pelo Imperador.
O outro momento foi na década
de 1940 quando o bispo Dom Carlos
Duarte Costa, ex-bispo de Botucatu,
SP e bispo titular de Maura
(Mauritânia) à época, defendeu a
extinção do celibato obrigatório na
Igreja, dentre outras mudanças. As
divergências entre o prelado e o
Papa Pio XII culminou com a sua
excomunhão. Indiferente ao ato papal,
dom Carlos fundou a Igreja Católica
Apostólica Brasileira - ICAB,
tendo sido eleito bispo do Rio de
Janeiro e presidente da mesma. Na
Igreja por ele fundada o celibato não
é obrigatório.
Mais recentemente uma outra
autoridade da Igreja no Brasil se
manifestou contra o Celibato obrigatório
e pela ordenação de mulheres,
foi dom Clemente Isnard,
bispo emérito de Nova Friburgo-
RJ. Em seu livro: Reflexões de um
Bispo Sobre as Instituições Eclesiásticas Eclesiásticas
Atuais, ele diz textualmente:
"A Igreja faz atualmente
um esforço tão grande para abrir
e manter seminários com resultados
por vezes decepcionantes.
Por que tantos seminaristas deixam
o seminário antes da ordenação?
Não poucos por causa do
celibato". O celibato deveria ser
opcional e não obrigatório.
A maior mudança que a Igreja
Católica poderia fazer, neste momento,
seria abolir a obrigatoriedade
do celibato. A convivência entre
padres casados e celibatários,
seria uma riqueza para a igreja e a
revitalizaria. Os padres casados levariam
seus filhos suas famílias
para a Igreja, haveria uma integração
maior entre família e igreja e
isso a fortaleceria.
O IBGE está fazendo previsão
de que a partir da década de 30
deste século, o Brasil deixará de ser
um país de maioria católica, passando
os evangélicos a serem maioria.
Uma das inúmeras explicações
do avanço do número de evangélicos
é, na minha modesta opinião,
o fato do presbítero, o pastor, ser
casado e levar consigo toda a sua
família para a igreja. A família participa naturalmente, do dia da igreja.
O presbítero, sendo casado,
conhece os problemas da família e
do matrimonio e a partir de sua vivência,
orienta os seus fiéis.
Não se trata de abolir o celibato,
mas de deixá-lo opcional.
Aqueles que tiverem vocação
para a ordem, sendo casados ou
solteiros puderem realizar-se
como discípulos de Cristo, como
Ele o fez com os seus apóstolos.
Oxalá que a Igreja um dia se sensibilize
com esta causa.
(Francisco Artur Pinheiro Alves
Professor do curso de
História da Universidade Estadual
do Ceará e doutor em Educação
pela Universid Autónoma de
Asunción - Py.)
( * Fonte:
https://www.padrescasados.org/wp-content/uploads/2012/10/Jornal-Rumos-227.pdf
Acessado em 04/11/2012)
Postado por Artur de Capistrano às 04:15 Nenhum comentário:
RESOLUÇÃO SOBRE ORDENAÇÃO FEMININA publicado originalmente no jornal RUMOS*
Posição oficial da Igreja Anglicana do Brasil
ausência de proibição, tratando-
se assim de matéria
não normatizada pela Sagrada
Escritura (adiáfora) e
em assunto adiafórico compete
a cada Igreja (jurisdição
canônica) normatizar de
acordo com o bom senso
cristão e as melhores tradições
eclesiásticas.
4. Considerando que na
Tradição e História Eclesiástica
temos provas incontestes
de ordenação feminina já
no início do século II quando
Plínio, por exemplo, escreve
a Trajano chamando as
mulheres ordenadas de "Ministrae
Christianae" (Ministras
Cristãs); ou quando no
século III Firmiliano, bispo
de Cesareia, menciona uma
mulher da Capadócia que
celebrara a Ceia do Senhor;
além dos testemunhos de Irineu
de Lião, Orígenes e João
Crisóstomo que nos falam da
efetiva participação feminina
na vida eclesial; temos
também no século V um bispo
que ordenou mulheres
como sacerdotisas; podemos
citar o exemplo de Macrina,
responsável direta
pela formação espiritual de
seus irmãos: Basílio, o grande,
bispo de Cesareia e Gregório
de Nissa; já na idade
média temos os Valdenses
possuindo inúmeras pregadoras
em seu movimento; já
em 1532 o reformador Martin
Bucer (Estrasburgo) elaborou
um plano eclesiástico
no qual previa a ordenação
de diaconisas e finalmente o
grande reformador de Genebra
- João Calvino considerava
que a "restrição paulina"
à ordenação feminina
não se tratava de um dogma
de fé, mas de uma convenção
cultural de uma determinada
época e considerava
também, Febe (Rm 16.1)
como exercendo o ofício público
de diaconisa. Este mesmo
Calvino considerava ainda,
que a segunda parte do
texto de 1Timóteo 5.5-16 dizia
respeito "àquelas que
eram ordenadas para o ministério
público".
5. Considerando que a
Diaconisa Febe é chamada
em Romanos 12.2 de "protetora"
(no original grego:
prostátis - "aquele que manda,
prescreve, ordena". Da
mesma raiz daquele que "preside"
em Romanos 12.8), vemos
que as mulheres ordenadas
podiam ter ofícios de
presidência.
6. Considerando que
uma das principais funções
do Ministro Ordenado é ser
profeta, isto é, trazer a mensagem
de Deus a Seu povo,
e percebendo que o próprio
Deus serviu-se de "profetisas"
(II Cr 34:14-28; Lc 2.36-
38;), nada impede de as termos
também nos dias atuais.
7. Considerando que a
classe das diaconisas sempre
foi presente nas Igrejas
Gregas (por séculos) e Siriana
(até a atualidade), sendo
a mesma mencionada já nos
cânones do Concílio de Nicéia.
ENTENDEMOS:
1. Que a ordenação de
mulheres ao diaconato é plenamente
lícita.
2. Que a ordenação de
mulheres ao presbiterato e
ao episcopado é de livre escolha
de cada Igreja (jurisdição
canônica), não havendo
nada que condene a Igreja
que ordenar.
3. Que ordenar mulheres
não fere a Bíblia Sagrada e
nem a Tradição e a História
Eclesiástica.
4. Que de acordo com o
"ethos" desta igreja, tendo
em vista a inclusividade e a
igualdade entre todos os cidadãos
brasileiros, as mulheres
passam a ter, oficialmente,
livre acesso aos três
graus do Ministério Ordenado,
com os mesmos direitos
e deveres dos homens.
(Ricardo Lorite de Lima
Ribeirão Preto 07/04/2012)
(* Fonte: https://www.padrescasados.org/wp-content/uploads/2012/10/Jornal-Rumos-227.pdf
Acessado em 04/11/2012)
Postado por Artur de Capistrano às 04:12 Nenhum comentário:
sexta-feira, 1 de junho de 2012
LIVRO DE DOM LUIS FERNANDO CASTILLO MENDEZ
IGREJAS CATÓLICAS NACIONAIS Origens e Normas, é o título do livro de dom Luis Fernando Castillo Mendez. Para os estudiosos da ICAB, com eu sou e das igrejas nacionais, trata-se uma excelente fonte bibliográfica.O livro de 90 páginas foi editado pela editora Ser em 2005 tem ISBN 85-86662-49-6. O sumário consta dos seguinte tópicos:
Apresentação
Igrejas Católicas nacioanais
Introdução
Breve história de vida de São carlos do Brasil
Sucessão Apostólica na ICAB
Verdades que a ICAB acredita
Credo niceno-constantinopolitano
A ICAB adota confissão primitiva
Abolição do celibato clerical na ICAB
Carta Pastoral
Luís Fernando - Currículum vítae
Anexo - Manifesto à Nação
Como disseo livro de Dom Castilho é importante fonte bibliográfica, por esta razão estamos divulgando-o neste blog. Não sabemos como adquirí-lo, mas quem visitar o Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagroisa,em Brasília, poderar compra-lo.
Postado por Artur de Capistrano às 17:26 Nenhum comentário:
DOM CARLOSAQUI COMO SÃO CARLOS DO BRASIL
Ainda sobre nossa visita à ICAB em Brasília na quadra 910, uma região onde tem muitas igrejas, próximo à catedral da Assembléia de Dues, podemos conferiri a imagem de Dom Carlos Duarte Costa, como São Carlos do Brasil, elel que foi canonizado pela ICAB. Como se trata de uma imagem rara, a publicamos aqui.
Trazemos também, acima, a foto do busto de Dom Carlos Duarte Costa, que se encontra na frente da igreja do lado direito de quem entra. E abaixo, a placa com a data de fixação da placa, 06/07/1970. Trata-se de uma justa homenagem aquele que fundou a ICAB
Postado por Artur de Capistrano às 17:07 Nenhum comentário:
VISITA AO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHAORA DA ICB EM BRASÍLIA
No dia 30 de maio fizemos uma visita à Catedral da Igreja Católica Apostólica Brasileira em Brasília, denominada de SNTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA A última vez que estivemos ali podemos conversar com dom Luis Frenando Castillhos Mendes, que se tornou patriarca das igrejas católicas nacionais. Desta vez visitamos o seu túmulo na igreja. Também constatamos a homenagem feita ao referido bispo com um busto ao lado esquerdo da entrada da igreja, como se ver na foto.
Percebe-se também a grande estátua de Padre Cícero Romão Batista, ao lado da igreja. Padre Cícero foi canonizado pela Igreja Brasileira na década de 1970. Como em Brasília há muitos nordestinos a estátua de Pedre Cícero, que na ICAB é denominado São Cícero, é um convite para que seus admiradores visentem o templo.
Postado por Artur de Capistrano às 16:52 Nenhum comentário:
terça-feira, 15 de maio de 2012
Postado por Artur de Capistrano às 16:32 Nenhum comentário:
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